Subscribe:

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Piauí: Dois prefeitos em três meses


Os eleitores do município de São Francisco de Assis do Piauí (PI) irão às urnas duas vezes em pouco mais de três meses este ano para eleger o prefeito da cidade. O TRE-PI (Tribunal Regional Eleitoral do Piauí) marcou para o dia 1º de julho as eleições suplementares no estado. Será o quinto prefeito da cidade desde a última eleição municipal, em 2008.
Pouco mais de três meses depois, no dia 7 de outubro, os eleitores de São Francisco de Assis do Piauí tornam a votar, desta vez no pleito normal marcado para 2012 em todo o Brasil, onde irão eleger o prefeito que toma posse em janeiro de 2013.
A confusão acontece porque o prefeito eleito em 2008 foi cassado. Heitor Gomes Ferreira (PTB) perdeu o cargo em 2010 acusado de compra de votos. Na ocasião, quem assumiu a cadeira de prefeito foi o presidente da Câmara, Francisquinho do PT. Ainda em 2010, Laerson Lourival Andrade Alencar (PMDB), que havia ficado em segundo lugar em 2008, foi eleito em uma nova votação.
Cerca de 11 meses depois, já em 2011, Alencar teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral. Ele também é acusado de comprar votos. Desde então, o prefeito interino da cidade é o atual presidente da Câmara Municipal, o vereador Genivaldo Santos (PMDB). De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade tem cerca de 5 mil habitantes.
O TRE-PI também definiu as datas do processo eleitoral. As convenções devem ocorrer nos dias 18 e 19 de maio, com eleitores e pré-candidatos que tenham no mínimo um ano de domicílio eleitoral antes da data do pleito. O prazo para registro de candidatura termina às 19h do dia 21 de maio


0 comentários:

Postar um comentário